"Deus dorme nas pedras, respira nas plantas, sonha nos animais, desperta nos homens..." (AFORISMA INDIANO).


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

TAGORE... FAMOSO POETA , ESCRITOR,DRAMATURGO,MÚSICO E PINTOR INDIANO...

Rabindranath Tagore, poeta, romancista, músico e dramaturgo indiano, vencedor do Nobel de Literatura em 1913.


Canto X
Dize-me se tudo é verdade, meu amor; dize-me se isto é verdade.
Quando estes olhos irradiam relâmpagos, as nuvens escuras se aninham no teu peito, em tempestuosa forma. É verdade que meus lábios são perfumados com o botão   recém-aberto do amor consciente?
Consomem-se no meu corpo as lembranças dos passados meses de maio?
É verdade que a terra, à feição de uma harpa, vibra musicalmente, ao toque dos meus pés?
É verdade que as gotas de orvalho caem dos olhos da noite quando eu apareço e que é ditosa a manhã quando, com luz tênue, envolve meu corpo?
É verdade que teu amor solitário viajou através das idades e dos mundos, à minha procura?
Que, quando por fim me encontraste, esse afã de toda tua vida encontrou repouso em minhas doces palavras, em meus olhos, em meus lábios? Em meus cabelos revoltos? É verdade, então, que o mistério do Infinito está escrito nesta minha fronte pequena?                Dize-me, meu amado, é tudo isto verdade?



RABRINDANATH TAGORE.
 Nasceu na Índia, no dia 7 de maio de 1861. Desde pequeno revelou uma espantosa sede de conhecimentos, embora não formasse ao lado dos primeiros alunos de sua classe: durante o dia todo dedicava-se à aprendizagem mais diversa, tomando lições que iam desde a luta greco-romana ao sânscrito. Aos quinze anos compôs um poema patriótico, trabalhando a seguir em uma série de outras obras que, quando recitadas diante dos familiares, estes dificilmente acreditavam que fossem de sua autoria.
Aos 17 anos foi enviado para a Inglaterra, onde deveria estudar. Em 1880, no entanto, retornou ao seu país, quando já começava a se tornar famoso com dois livros de versos, Canções da Noite e Canções a Manhã. Casou aos 21 anos, época em que criou um colégio o Santiniketan, depois famoso, e transformado numa grande universidade, conhecida como Visva-Bharati. Viúvo pouco depois do casamento, e com um filho, compôs poemas para crianças e estes se tornaram famosos na Inglaterra, sob o título de A Lua Crescente. Gitanjali, escrito algum tempo depois, e sua obra mais famosa, juntamente com “A Casa e o Mundo”. Um seu poema, Jan Gana Nana, foi depois transformado em hino oficial na Índia. Em 1912, na nglaterra, é festejado pelos grandes escritores ingleses e recebe da
Academia Sueca o prêmio Nobel, doado à sua escola.Tagore teve intensa participação na vida política e social do seu país. Em 1915, devolveu ao governo inglês um título que este lhe havia oferecido, como um sinal de protesto e tristeza, quando indianos desarmados foram massacrados em Jahanwala Bagh-Punjab. Depois de conhecer vários países do mundo – inclusive o Brasil – ele afirmou que mais se convencia de uma coisa: não é possível existir paz universal a não ser através da amizade e da compreensão entre os diferentes povos, assim como é necessário o intercâmbio de ideias e pensamentos
Aos 70 anos, quando todos se aposentam, ele revelava uma nova faceta do seu talento: começou a pintar, fazendo-o com grande sucesso; pintou mais de dois mil quadros. Em 7 de agosto de 1941, na mesma casa onde nasceu, aos 80 anos, Tagore morreu. Um dos grandes amigos de sua vida, ao lado de quem ocupa um lugar à parte entre as grandes personalidades hindus, foi Mahatma Gandhi.








(Texto Extraido do site:NÓS FORA DOS EIXOS.)
Imagens do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário