"Deus dorme nas pedras, respira nas plantas, sonha nos animais, desperta nos homens..." (AFORISMA INDIANO).


sábado, 22 de outubro de 2011

A CIVILIZAÇÃO DO VALE DO INDO...











Os Pre-Indianos do Vale do Indo



Engana-se quem olha para o povo indiano e acha que eles são um povo que sofreu poucas mudanças étnicas desde seu passado remoto - que data do século X a.C. - até os dias de hoje.






As grandes civilizações do passado que deixaram registros para a história foram aquelas que, além de legar suas relíquias e ruínas, foram capazes de atingir uma cultura tão desenvolvida a ponto de criar um código escrito que permitisse relatar os seus feitos para a posteridade.
O Egito Antigo e a Mesopotâmia são exemplos de povos que transmitiram seus conhecimentos por meio da escrita, mas existe uma outra civilização, sobre a qual muito pouca coisa se sabe, que também tinha uma escrita, mas permanece indecifrada até hoje: a do Vale do Rio Indo.
O Vale do Rio Indo é uma região que se estende por mais de 2 mil quilômetros em território que hoje pertence ao Paquistão e se espraia, formando uma bacia hidrográfica que cobre mais de um milhão de quilômetros quadrados.
Há cerca de 4 mil anos, essa região era ocupada por um povo que, a se considerar a qualidade de suas construções, era extremamente organizado e hábil, dotado de grande capacidade de planejamento. Diferentemente de outros grandes centros em que se destacavam as construções dedicadas ao culto de seus deuses, as cidades da civilização do Vale do Indo, ou civilização de Harappa, não possuíam templos grandiosos nem altares majestosos, mas chamavam a atenção pela forma como suas casas e ruas eram dispostas, com quadras bem delineadas, ruas largas e adequadamente distribuídas. As habitações tinham cômodos amplos e eram dotadas de sistema de esgoto, com canos cobertos, uma solução urbanística que, mesmo em pleno século XXI, muitas cidades ditas modernas ainda não alcançaram. Também possuíam área específica para banhos, o que demonstra a importância que seus moradores atribuíam a esse hábito, provavelmente ligado a motivos religiosos, e que alguns historiadores associam aos banhos rituais praticados, até hoje, na Índia.
O rio Indo era uma importante via de navegação e a civilização que se fixou às suas margens se estabeleceu em alguns centros em todo o percurso, mas as cidades mais importantes foram Mohenjo-Daro e Harappa. As duas possuíam grande similaridade em sua concepção, apesar da distância de 560 quilômetros que as separava, o que permitiu concluir que faziam parte de uma mesma cultura. O que propiciou o desenvolvimento dessa civilização foi, naturalmente, a fertilidade dos campos irrigados pelas cheias do Indo e a atividade pesqueira, mas seus habitantes também desenvolveram técnicas de artesanato de cobre, entalhes em marfim, além da cerâmica e pedrarias, e empreenderam um forte comércio desses artigos.

A civilização do Vale do Indo floresceu de 2600 a 1800 antes da Era Cristã e estima-se que só a cidade de Harappa teria uma população de 50 mil habitantes. Junto com os egípcios, os mesopotâmios e os chineses, os harappas formaram os primeiros núcleos organizados que deram origem às primeiras civilizações da história da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário