"Deus dorme nas pedras, respira nas plantas, sonha nos animais, desperta nos homens..." (AFORISMA INDIANO).


sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

KATHAK...





Kathak teve origem no norte da Índia, ela representa um dos oito tipos de danças clássicas indianas. O nome Kathak é derivado da palavra sânscrita “Katha”, que significa história.Suas origens remontam aos poetas nômades do norte da Índia antiga, conhecida como Kathaks, ou contadores de histórias. Estes bardos,eram pessoas encarregadas de transmitir as histórias, as lendas e poemas de forma oral, cantando a história de seus povos em poemas recitados. Eram simultaneamente músicos e poetas  que atuavam em praças e pátios de templos, eram especializados principalmente em contar contos mitológicos e morais das escrituras sagradas indianas, e embelezavam seus recitais com gestos e expressões faciais. É principalmente uma forma de teatro, com música instrumental e vocal e o uso de gestos e movimentos estilizados para representar a história contada.Os movimentos da Kathak são controlados e habilmente executados diretamente com as pernas, por bailarinos vestindo sinos nos tornozelo (ghunghroo). Os figurinos e os temas de Kathak são muitas vezes semelhantes aos de Mughal,  pinturas em miniatura.
História 

Inicialmente,os dançarinos conhecidos como ‘katthakas’ usavam para as apresentações nas aldeias, templos, pátios e praças em todo o país, desdobrando contos mitológicos e moral das antigas  escrituras indianas.São utilizados para contar as histórias gestos e expressões faciais. Música e dança foram utilizados por eles para iluminar a história e para animar-se. Com o tempo, esta tomou a forma de dança Kathkalakshepam e Harikatha no sul da Índia e veio a ser conhecido como Kathak no norte do país.
O Kathak enfrentou uma drástica transição, devido à influência  Mughal na dança e na música. Na realidade, acredita-se ter passado por sua maior transformação em torno do século 15. Primeiramente, eram rituais de templos mas, a dança mais tarde transformou-se em entretenimento da côrte , principalmente devido  as influências  Mughal. Os kathakars desenvolveram um estilo de puro entretenimento para os imperadores.
Kathak é o belo resultado das culturas hindu e muçulmana. Ele encarna e reflete a dança e as suas características das duas culturas. Drama, humor e sentimento e pura técnica são as três principais características deste estilo de dança. 




Traje Feminino: Sari é o traje tradicional das mulheres em Kathak. Pode ser usado tanto em um estilo cotidiano, ou amarrados permitindo uma maior liberdade de movimentos durante a dança. No entanto, lehenga-choli é usado por mulheres, com um opcional odhni ou véu. Depois, há o costume Mughal, que consiste de um angarkha, montados acima da cintura e uma saia de corte rodado. As pernas são cobertas pelo churidar. Pequenos bandi (colete) e um cinto feito de pedras preciosas ou zari que são os acessórios opcionais.
Traje Masculino
O traje tradicional para os homens, na dança clássica do Kathak, é o tórax nu. Abaixo da cintura é o dhoti, que normalmente é ligado no estilo Bengali,o dhoti com muitas dobras. O traje  Mughal Kathak compreende um Kurta-churidar. O Kurta pode ser  simples e tem um comprimento pelo menos até o joelho. Os homens podem usar angarkha e também têm uma opção de usar bandi. 
 
O Ghunghru (ou ghunghroo) constitui um importante componente do Kathak. É composto de pequenos sinos que estão vinculados ao redor dos tornozelos de uma dançarina. Os sinos do kathak, são diferentes dos utilizados nos outros estilos de danças clássicas indianas, como eles, não são colocados em um bloco ou em tiras de couro. Ao contrário, eles são individualmente costurados ao longo de uma corda grossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário