"Deus dorme nas pedras, respira nas plantas, sonha nos animais, desperta nos homens..." (AFORISMA INDIANO).


quarta-feira, 21 de março de 2012

CULINÁRIA IRANIANA...



DESDEJUM

Normalmente o que tem na mesa é o pão naan com manteiga e geléia. Mas se você procura um café da manhã com mais sustância, então a dica é o halim. Halim é uma mistura de trigo, canela, manteiga e açucar cozido com carne desfiada. Dá pra comer quente ou frio. 



KEBAB DE CORDEIRO












Khoresh de karafs (Guisado com Salsão)
PICADINHO COM SALSÃO 



KEBAB
A palavra KEBAB significa "carne grelhada" em persa e é geralmente um prato preparado comcordeiro ou de carne, de modo que kebab de  frango é uma variação do mesmo. 






Na cozinha persa preparam-se muitas sopas, que podem conter lentilhasmacarrõesiogurte, frutos secos, etc. Conhece-se o Abgusht (denominado Dizi) que se trata de um prato com marcado caráter nacional, que conssiste em umcozido de carne de cordeiro e grão-de-bicos e que pode envolver um rito à hora de servir: existe um recipiente específico para o cozido, outro para caldo, que inclui um pilão. As distintas regiões do Irã têm suas particulares maneiras de preparará-lo e desta forma pode-se encontrar com feijões,berinjelas, com rins de cordeiro fritos no azeite, etc.
O prato mais conhecido no ocidente é o kebab que normalmente se elabora com carne de cordeiro, embora existem variedades como o Chelow kabab que é o mesmo kebab mas acompanhado de arroz, e o Kebab-e Morgh comfrango assado. No Irã existe o Ash que é uma sopa, componente básico na dieta persa de simples realização e muito saboroso, que se pode preparar de diferentes maneiras dependendo da região onde se degusta. Na zona do Mar Cáspio pode-se comer kebab de esturjão e no Tabriz há uma variante de kebab denominada Shishlik farsi (ou no azeriPizola)) que consiste em um espeto no que se desfiam costelas de lechal e se acompanha de tomates e pimentões verdes, às vezes muito picantes. Em outras partes do país o acompanhante do kebab costuma ser o arroz, os tomates assados, a cenoura ralada ou a beterraba, junto ao pão que costuma ser servido com cebolas cruas.

Acompanhamentos

Existem certos acompanhamentos aos pratos iranianos (mokhalafat) que dependendo da região são essenciais no almoço (nahar) e no jantar (shahm). Estes pratos incluem ervas frescas denominadas sabzi (uma mistura de basilisco,coentrotarragão e agrião), assim como uma variedade de pães, denominados noon (as variedades são: sangak, lavash, barbari), queijo denominado panir muito similar ao feta,pepininhostomates e cebolasiogurte e suco de limão.


PÉTALAS DE ROSA
 

No Irã, o perfume de pétalas de rosa fornece um pano de fundo misterioso a pratos doces e salgados. Margaret Shaida, no livro The Legendary Cuisine of Persia(A lendária cozinha da Pérsia, 2002), comenta: "Assim como a rosa é uma parte integrante da literatura persa, ao lado do rouxinol, esta delicioso fragrância ocupa lugar semelhante no contexto da culinária persa, ao lado do limão e do açafrão".


O AÇAFRÃO É DE ORIGEM PERSA...


Os picles são realizados com vinagre, na zona do Mar Cáspio é muito empregado o sir composto de alhos no molho de vinagre. Muito frequente é o torshi jiarshur (pepininhos no molho de vinagre). O iogurte no farsi mast forma parte de todo menu diário, que é preparado em salada, com alhohortelã-verde e se mistura com fruta fresca, no qual acrescenta mel; este prato pode-se comer de sobremesa assim como entre-pratos ou como pratos extras.





 



O CHÁ


 


 O chá (chai) se serve na hora do café-da-manhã e imediatamente antes e depois de cada almoço e janta. O chá costuma-se tomar nas Chaijane (casa de chá)). No século XIX eram um lugar de encontro de artistas que acabavam pintando as paredes com motivos mitológicos. Na atualidade são lugares com sua própria personalidade.

PÃES



 
O pão (denominado nan ou nun) costuma-se preparar de quatro formas distintas:
  • O barbari elaborado com farinha de trigo é como a base de uma pizza delgada de uns 40 a 60 cm de diâmetro e é típico das zonas azaris (influência claramente da turca).
  • O sangak é parecido com o anterior, mas fabricado com farinha integral e tem algo de espesso (meio centímetro) e possui alguns orifícios, este tipo de pão é o mais popular do país.
  • O lavash, elaborado com farinha branca; é de textura muito fina e serve-se dobrado sobre um prato com umguardanapo.
  • O taftun é fino como o lavash mas de grande tamanho, elaborado a partir de farinha de trigo. Este tipo de pão costuma-se cozinhar pegando-o às paredes do forno.


Sobremesas

 



 











São muito desejados e possuem muita fama os doces de QomYazd. Os mais típicos são o Baglava composto de nozesdoces com muito azeite e normalmente cortados em forma dediamante, o Lowz-e-bidmeshk que é um salgueiro perfumado, o Sohan composto de farinha e doces de nozes. 


(Wikipédia)-IMAGENS DO GOOGLE.

Um comentário: